QUEM VOCÊ É?

Artigo

As regras de marketing pessoal afirmam que as pessoas que se apresentam bem têm mais chances de serem bem-sucedidas nos negócios. Entretanto, muitos líderes confundem as novas oportunidades de trocar de carro, de viajar com frequência, de possuir cartões de crédito e de se vestir melhor com suas próprias personalidades, acreditando que um certo poder mudará sua essência. E a verdade é que ele pode mudar mesmo, pois como dizia o grande pensador francês, o poder corrompe.

O líder que se deixa levar pela soberba ou pela falta de humildade talvez não esteja pecando pelo egoísmo e por não dar importância às coisas que realmente importam para sua equipe e sua empresa, mas porque dessa forma está determinando o fim de sua carreira. Torna-se um líder fraco, fácil de ser enganado, uma vez que ouve a voz de seu ego constantemente massageado pelos bajuladores.

Existe um conto que fala sobre um homem que foi escolhido para assumir o cargo de conselheiro na corte de um reino antigo. Imediatamente ele foi até o alfaiate real encomendar uma roupa que o vestisse com a pompa que o cargo merecia. O alfaiate lhe perguntou há quanto tempo assumira a posição. Estranhando o questionamento, o homem quis saber a relevância do fato. 

O sábio alfaiate respondeu que poderia fazer uma roupa maior na parte da frente para um recém-ordenado, pois este andaria com o nariz empinado. Ao passo que se fosse alguém mais experiente, seria mais adequada uma roupa maior atrás, em vista de sua postura de humildade.

Você também precisa manter o controle sobre sua personalidade como líder, não abrindo mão da serenidade, pois caso contrário, poderá nem perceber que está andando como um imperador nu em meio ao escárnio da multidão.

Rodrigo Saporiti é consultor e palestrante internacional.

 

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