AS MARCAS DO SUCESSO

Artigo

Todos nós, desde pequenos muito pequenos, temos uma grande dificuldade em acompanhar a velocidade com que crescemos. Quando criança você provavelmente nunca percebeu o ritmo frenético com que as bilhões de células de seu organismo se reproduziam, apenas colocava o seu minúsculo pé dentro do sapato do seu pai e dizia: “Mas afinal, por que demora tanto para eu crescer?”.

A maioria dos pais, como bons “coaches” que são, nota esta infantil e natural ansiedade e acaba lançando mão de um recurso bastante simples e universal para motivar os filhos a valorizarem suas conquistas. Um belo dia pedem que aproximem firmemente suas costas de uma parede ou porta mantendo uma postura reta e com um objeto afiado ou caneta fazem uma marca logo acima da cabeça da criança dizendo: “Veja como você cresceu! Agora vamos colocar uma data aqui e vamos esperar um tempinho para ver quanto você ainda vai crescer, ok?”.

Maravilhados, os filhos se esquecem das comparações constantes, focados em um sucesso que certamente virá. Pois bem! Alguns meses depois da primeira marcação já é possível fazer uma nova e depois outra até que o filho já não mais se questione sobre seu progresso biométrico. Ou melhor, mesmo que declaradas sem função de uma hora para outra essas marcas ainda podem trazer boas lembranças para um adulto com dúvidas de gente grande. 

Acontece que sua equipe também precisa de marcas para entender sua velocidade de crescimento. E você como líder precisa descobrir a melhor maneira para estabelecê-las. Sem esquecer, é claro, de comemorar cada uma das metas atingidas, cada etapa de um novo projeto, cada sucesso de seus bravos pupilos.

Rodrigo Saporiti é consultor, palestrante e especialista em treinamentos com gameficação.

  • Ícone Facebook
  • Ícone LinkedIn
  • Ícone WhatsApp